Fique por dentro dos nossos conteúdos

Para que serve o eSocial?

esocial-blog_audicent

Agora que você já sabe o que é eSocial, vamos falar sobre para que ele serve.

A principal função da plataforma é reunir em apenas um local todas as informações dos colaboradores – previdenciárias, tributárias, fiscais e trabalhistas, ou seja, ser um sistema unificado. Para isso, vale ressaltar que o eSocial foi desenvolvido em parceria com órgãos e entidades como:

Instituto Nacional do Seguro Social ();

Caixa Econômica Federal (CAIXA);

Ministério da Previdência Social (MPS);

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE);

Vale lembrar que o acesso é feito via web mediante o CNPJ da empresa e por meio de um certificado digital, que só entregue a empresas que se adequam às exigências do sistema.

A emissão do certificado é feita pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e confere acesso para a empresa assinar eletronicamente os documentos e em seguida enviar os dados dos colaboradores aos órgãos e entidades que fazem parte do sistema.

Quer continuar de olho nas notícias que vão influenciar sua contabilidade? Continue acompanhando as próximas postagens!

O que é eSocial?

O eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, é um software criado pelo Governo Federal em dezembro de 2014, pelo Decreto n° 8373/2014, e lançado no ano de 2015, porém, só se tornou obrigatório em 2018.

Qual é a finalidade do eSocial?

Reunir em apenas um local todas as informações dos colaboradores – previdenciárias, tributárias, fiscais e trabalhistas, ou seja, ser um sistema unificado.

Quem deve fazer o eSocial?

Todas as empresas privadas do país, incluindo micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs) que possuam empregados.

Compartilhe

Sua empresa não se enquadra nesse perfil?

Fale com um Contador

Orçamento de troca de Contator